Novos tempos, novos desafios.

Traduzir:

Novos tempos, novos desafios. 

O segmento do Varejo de Luxo no Brasil cresceu em média 10% ao ano nos últimos dez anos, e a expectativa é que continue crescendo movido pela demanda da população brasileira das classes A e B que devem crescer mais 25% no próximo ano, chegando a 29 milhões de pessoas.

Apesar da economia nacional não estar com grande crescimento, o consumo no Brasil tem ESTER-TERNO-SENTADAmelhor desempenho que em outros países desenvolvidos, e o nosso mercado está sempre sedento por novas marcas e conceitos, atraindo as empresas internacionais que visualizam uma possibilidade de investimento para implantação de novas filiais.

As grifes pioneiras que desembarcaram no Brasil como Louis Vuitton, Giorgio Armani, Cartier, Christian Dior e Tiffany, continuam felizes com suas operações consolidadas e lucrativas. E abriram caminho, para várias outras que chegaram, nos últimos anos, assim como Gucci, Chanel, Burberry, Lacoste, Louboutin e os grandes magazines como Top Shop, Sephora, entre outros.

Todo este movimento também impulsionou a construção de novos shoppings centers pelo país, com o setor de luxo concentrado nas praças de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Curitiba e Recife, lembrando que só na capital paulistana existem 53 Shoppings Centers.

É claro que com todo este crescimento no Setor do Luxo, também aumentou a concorrência entre elas e com as marcas nacionais, e o grande desafio para as marcas que já estão aqui e as que ainda estão por vir, será criar um diferencial de atendimento e serviços para conquistar e fidelizar o consumidor que se tornou ainda mais exigente e menos fiel a uma determinada marca.

Ester Morgan Passamai

Excelência Consultoria e Recursos Humanos

O grande investimento neste setor deverá ser em Treinamento e Capacitação para os profissionais do varejo, pois no formato de atendimento brasileiro, onde o vendedor é mais participativo na venda do que em outros países, eles precisam estar preparados para prestar um atendimento com excelência e conquistar o que chamamos de “consumidor do luxo”.

Este segmento é caracterizado por uma quantidade menor de atendimentos do que em lojas fast-fashion, mas com maior número de peças por atendimento e com ticket médio superior à média. Este fator faz com que outro grande desafio das grifes de luxo seja a estratégia de atração, em outras palavras, como trazer o consumidor novamente para dentro de sua loja?

Atenta às contínuas mudanças deste mercado, a Excelência RH especializada neste setor e atuante desde 2004, principalmente com os serviços de Recrutamento e Seleção. Identificou a necessidade de criar novos formatos de Treinamentos e Workshops focados no atendimento ao consumidor de luxo, e desenvolver novos serviços, entre eles se destaca o novo segmento que visa a  prospecção de clientes para o PDV (ponto de venda), chamado de Merchandising Attack.

Este serviço inédito no Brasil, oferece a cada Marca ou Loja uma análise exclusiva e detalhada da operação de Varejo, criando um diagnóstico para atrair o cliente ativo, inativo e principalmente trazer novos clientes através de ações inovadoras e eficazes que vão de reestruturação de equipe à comunicação com o público alvo.

Nossos princípios estão baseados na experiência e vivência no segmento de luxo, e fundamentado no profundo conhecimento do lifestyle deste cliente tão especial e disputado no mercado. Para atrair e fidelizar o cliente de luxo não bastam ações de marketing de sucesso ou atendimento impecável, afinal no cenário atual estas ferramentas deixaram de ser diferenciais e fazem parte do princípio básico de qualquer prestação de serviços para o varejo.

A marca não pode ser estática tão pouco ter ares de entidade monárquica distante. Hoje a marca precisa ter movimento, ter pulsação e ganhar vida, caminhar nas ruas e estar na boca das pessoas porque gera desejo!

O segredo é estar sempre em observação de todos os aspectos que definem sua marca no mercado, ter a atitude constante de otimizar seus serviços e ferramentas de comunicação para gerar as mais inovadoras e sedutoras experiências e construir o engajamento. Palavra tão falada atualmente, e que significa realizar suas atividades com empenho! Transforma o cliente em um seguidor, um fã que se identifica com os valores e experiências vividas no seu ambiente de loja, física e online, que se estende e passa a fazer parte da vida dele, como uma sala de estar onde ele se sente acolhido, interage com pessoas com mesmos interesses e vive momentos especiais que somente o dinheiro não poderia proporcionar.

Isso é vivenciar uma experiência! Isso é Merchandising Attack!

HISTÓRICO:
Ester Morgan – Excelência RH

Ester Morgan, headhunter, fundadora da Excelência RH “primeira empresa de Recursos Humanos especializada em Varejo de Luxo”, fez carreira como Gestora e executiva na área e utiliza o know-how adquirido como diferencial nos serviços prestados aos seus Clientes e aos seus candidatos que formam o maior e melhor Banco de Dados deste setor.

www.excelenciarh.com.br

 

– Por Ester Morgan Passamai
Excelência Consultoria e Recursos Humanos