A Mulher Maravilha está em você!

Traduzir:

A Mulher Maravilha está em você
by Viviave Ferreguti
Personal trainer

Todos buscam a fórmula para juventude ou mesmo para uma vida longa e plena, mas a resposta , todos sabem ….além de estar numa alimentação balanceada, também está relacionada a prática de exercícios físicos.
Mas hoje vamos falar deste mês que virou um marco para as mulheres, Outubro Rosa.
O câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete mulheres, ainda. Atualmente fala-se muito sobre a prática de exercício físico como forma de combater a doença, e estudos mostram que a atividade física pode sim tornar o risco de desenvolver o câncer menor, uma ótima notícia .
No passado acreditava-se que pacientes em tratamento de câncer, deveria manter-se em repouso. Hoje em dia, recentes pesquisas demonstram que a prática de exercício físico não só é segura e possível durante o tratamento do câncer, como também melhorar a disposição, melhora o corpo e também melhora a qualidade de vida da paciente.
Não existe uma rotina definida de exercício físico para paciente com câncer de mama, porque tudo irá depender de como ela está se sentindo a cada dia. Se hoje eu me sentir muito indisposta a caminhar posso trocar por um alongamento. O importante é definir metas, a curto ou longo prazo .
Tentar se divertir com as atividades, como danças , Ioga , tai chi chuan, pilates , natação, e porque não musculação, corrida… sim, você também pode correr, você também pode pedalar , você pode realizar a atividade física que quiser, porque o exercício físico lhe dá este poder de “eu posso“ , “eu vou” , “só depende de mim” .
Uma recuperação de câncer de mama pode ser muito difícil para paciente. A cirurgia de retirada da mama, queda de cabelo, a quimioterapia ou radioterapia mexe muito com a autoestima da mulher. E com todas essas dificuldades , o esporte pode ser um grande aliado da recuperação não só do corpo , mas da autoestima e autoconfiança .
A importância de iniciar a prática de exercício físico após a liberação de seu médico oncologista e certificar-se que o profissional que irá acompanhar conheça seu diagnóstico e suas limitações são essenciais.
Tenho em mim uma “mulher maravilha”, todas temos… umas de cabelos longos outras de cabelos curtos, umas de salto alto outras de tênis, umas com um belo batom vermelho, outras com rosinha claro, mas isso não importa … somos todas lindas , fortes , com um brilho extraordinário , e prontas para “vencermos” ….

Viviane Ferreguti
Personal Trainer
cavalluce@gmail.com